terça-feira, 6 de maio de 2008
3º Estádio de desenvolvimento cognitivo: o período operatório concreto
Seriação:
Seriação significa ordenar segundo critérios de diferença, o que implica a organização dos objectos dispersos. Piaget classifica as tarefas de seriação como o estabelecimento de relações assimétricas pela consideração das diferenças. Embora a seriação só se construa enquanto sistema operatório reversível no período das operações concretas (6/7 anos), foram-se evidenciando no estádio anterior algumas etapas de desenvolvimento da seriação.
Classificação:
A classificação é a organização de objectos segundo um critério de semelhança entre objectos e supõe o conceito de inclusão, ou organização em classes complementares e mutuamente exclusivas. É possível diferenciar 3 etapas no desenvolvimento da classificação ou colecção.
Enumeração:
Desde muito cedo a criança adquire a noção de número como uma realidade intuitiva, apercebendo-se que à pergunta “quanto?” se responde com um vocabulário específico. Contudo, o número enquanto operação só surge mais tarde enquanto uma síntese entre a seriação e a classificação (pois corresponde a uma seriação de classes).
É neste período que se desenvolve também a capacidade de conservação.
Conservação:
É a capacidade para compreender que dois objectos que são iguais numa determinada medida, continuam a sê-lo apesar de existirem alterações ao nível perceptivo.
As provas para testar a conservação lidam com atributos como o número, a substância, o comprimento, a área, o peso e o volume.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Excelente, ajudou muito.
Enviar um comentário